Loja CDCristão.COM
Home
Notícias
Releases/Biografias
Links
Blogs
Orkut
Twitter
Lançamentos
Catálogo
Em Estúdio
Loja Virtual
Ranking
Prêmios
Aniversariantes
Promoções
Newsletter
Agenda/Eventos
Programa Acorde
Cristoteca
Rádio Beatitudes
Clipes
Cifras
Partituras
MP3
Entrevistas
Salmo On-Line
Luiz Carv. Responde
Carta do Papa
Direitos Autorais
Lista de Discussão
Artigos - Músicos
Testemunhos
Artistas
Gravadoras
Rádios Católicas
Divulgação
Fale Conosco!
Pedido de Orações


Você já percebeu que hoje é dia de polemizar, coisa que eu gosto muito de fazer (risos)... Na verdade, gosto de, com a vida, aprender e entender as coisas de Deus e, ao mesmo tempo, crescer com você!

Há algumas frases que ouço quase que semanalmente (onde geralmente discordo delas) e gostaria de ir "mais além" no raciocínio...

"Você não deve ir a um grupo de oração por causa de FULANO, que é um ótimo pregador! Tem que ir por causa de Deus!".

"Você é tão fã deste cantor e desta banda católica... Parece que você os idolatra!".

"Porque você vai na missa tão longe de sua casa, se a sua comunidade é a BELTRANA, que fica no seu bairro?".

Isso sem contar em diversos shows católicos, eventos de evangelização, em que determinados apresentadores indagam o povo de Deus perguntando o porque estão ali, por qual motivo foram ao show do Anjos de Resgate, por exemplo. Aí, quando o povo responde "pra ver o show do Anjos de Resgate", o apresentador rebate dizendo "vocês vieram para louvar a Deus, só por causa do Senhor".

Não somos hipócritas em pensarmos desta maneira? Pense comigo...

Se você sai da sua casa única e exclusivamente para ir ao Hallel de Franca, por exemplo, um dos maiores eventos da música católica da América Latina, gasta horas de viagem, dinheiro de combustível e comida, seria somente para encontrar o Senhor e louvá-lo??? NÃO!!!

Veja bem... Não estou dizendo, em hipótese alguma, que Jesus não é digno de louvor. Ele, o Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, é digno, sim, de todo louvor e de toda adoração... Mas não podemos ser radicais em dizer que vamos ao Hallel (como neste meu primeiro exemplo) somente por Jesus, para nos encontrar com Ele. De maneira alguma... Nós vamos pelos shows que lá acontecem... Lindos shows de evangelização... Ótimos cantores e artistas de Deus... Mas vamos por causa destes cantores. Se não fosse assim, ficaríamos em nossas cidades, não precisaríamos ir a outro longe local para nos encontrar com o Senhor...

O mesmo pensamento serve para os grupos de oração e para as missas... Porque muita gente vai do outro lado da cidade para ir a um determinado grupo de oração ou a uma santa missa? Simplesmente porque se identificam com a condução ou pregação de FULANO ou porque gostam da missa celebrada por tal sacerdote. E isso é errado? Não... Ouço muita gente dizendo que temos que ir por Jesus e não importa quem conduza o grupo, não importa quem celebra a missa... Claro que importa! Deus nos diz claramente em sua palavra que nos dá os dons do Espírito Santo, basta apenas acreditarmos e pedir com fé... Estas pessoas, que automaticamente classificamos como "ungidas", acreditam piamente nesta palavra e por isso são "destaques" no nosso meio, realizando, em nome do Senhor e através Dele, muitas curas e conversões em nossas vidas. E é por isso que "vamos atrás" destas pessoas. Não há nenhum mal ou pecado nisso!

Em outros momentos ouço irmãos dizendo: "A idolatria com os artistas e personalidades católicas está demais! Isso não é certo aos olhos de Deus!". Quer dizer que ser fã (ter admiração por pessoa pública, de acordo com nosso dicionário) de alguém que nos serve como exemplo de vida e de fé é errado, é pecado? Seria melhor, então, sermos fãs de artistas que cantam o cawboy viado, a dança do cachorrinho, que fazem festa no apê ou que dançam na boquinha da garrafa? Estas pessoas seriam os exemplos corretos para admirarmos?

Já presenciei também muitos ministérios de música, teatro e dança dizendo que cantam, atuam e dançam somente para Jesus. Discordo! Porque? Se não fossem as pessoas presentes nos eventos (missas, shows, encontros), o ministério estaria à toa... Nossa missão é a de levar as pessoas a um encontro maior com Deus, por isso cantamos, atuamos e dançamos PARA ESTAS PESSOAS. Não ministramos nossas artes para Jesus e sim POR Jesus.

Se não fosse com este pensamento, poderíamos dizer que o título do último CD do Padre Jonas Abib (Comunidade Canção Nova) está errado: "SÓ PRA VOCÊ". Concorda? O Pe. Jonas nos explica: "Neste CD ao vivo eu não canto no plural; canto no singular. Canto pra você. Só pra você! Eu quis cantar com o coração e não tanto com a voz, para cada um daqueles que me amam e para os quais eu tenho me gastado, dando a minha vida, sem reservas". O padre canta para as pessoas, para nós e POR Jesus...

Pensemos e meditemos no modo com que falamos e ensinamos as pessoas sobre o que é certo ou não dentro da nossa Igreja, dentro dos nossos ministérios... Será que não estamos sendo hipócritas?

 

Santa Cecília, rogai por nós!

 

Rafael de Angeli - Canal da Graça
rafael@canaldagraca.com.br
Coordenador do Ministério das Artes (RCC) da RE2
(Araraquara-SP e região) - Diocese de São Carlos-SP

"Deus jamais inspiraria tantos desejos em meu coração se não fosse realizar".
(Santa Terezinha do Menino Jesus)

  
  
 

Ver outros artigos de Rafael de Angeli

Voltar para ARTIGOS

Listar TODOS os artigos em ordem alfabética

  
  
  Envie esta página para um ou mais amigos!
  
  
Voltar...
 
 
 
Copyright © 2001 - 2022 por Portal da Música Católica. Todos os direitos reservados.