Loja CDCristão.COM
Home
Notícias
Releases/Biografias
Links
Blogs
Orkut
Twitter
Lançamentos
Catálogo
Em Estúdio
Loja Virtual
Ranking
Prêmios
Aniversariantes
Promoções
Newsletter
Agenda/Eventos
Programa Acorde
Cristoteca
Rádio Beatitudes
Clipes
Cifras
Partituras
MP3
Entrevistas
Salmo On-Line
Luiz Carv. Responde
Carta do Papa
Direitos Autorais
Lista de Discussão
Artigos - Músicos
Testemunhos
Artistas
Gravadoras
Rádios Católicas
Divulgação
Fale Conosco!
Pedido de Orações


Paz e alegria!

Há algum tempo, quando recebi uma determinada notícia, fiquei feliz demais: “Show de lançamento do CD AQUELE QUE É – Ricardo Sá – no Canecão, no Rio de Janeiro”.

Mas porque ela te deixou tão feliz, Rafael? (risos)

Simplesmente porque muitas pessoas lutaram, se empenharam, deram a vida (literalmente) para que a evangelização através da música católica crescesse... E cresceu! É claro que ela ainda tem muito caminho para percorrer, mas hoje podemos ver e presenciar esta ARTE invadindo o mundo e o coração das pessoas.

Eraldo Mattos, coordenador da CODIMUC (hoje uma das maiores gravadoras católicas do Brasil) e membro da banda Anjos de Resgate, foi um dos quem deu o “ponta-pé inicial”, em 1990, com o LP da Banda Cristoatividade, ainda sem o selo CODIMUC. Em 1991, o primeiro trabalho da gravadora foi o LP do músico Ricardo Sá, que hoje é consagrado da Comunidade Canção Nova.

Com a Banda de rock Cristoatividade, Eraldo percorreu o Brasil, junto com o maestro Boy (consagrado arranjador musical católico) e com Adilson Sabará no vocal, recebendo muitas críticas da própria Igreja, mas prevalecendo sempre o lado missionário de levar a palavra de Deus cantada aos sedentos deste amor.

Com muita técnica e unção, o cenário da música católica brasileira foi se expandindo e seus músicos e artistas sendo reconhecidos por suas missões: Mensagem Brasil, Anjos de Resgate, Louvor & Glória, Adriana, Vida Reluz, Celina Borges, Dunga, Walmir Alencar, Ziza Fernandes, Ricardo Sá, Fábio de Melo, Shalom, Recado, entre muitos outros.

Padre Marcelo Rossi, em 1998, ao conseguir usar da grande mídia para evangelizar, além de ajudar no crescimento do número de católicos praticantes (que subiu de 04 para 19%), deu um grande impulso para a nossa música, mostrando ao país que possuímos letras e melodias que nos levam tanto ao encontro profundo com o Senhor, como à sadia e santa diversão: o HIT “Erguei as Mãos” virou sucesso em diversas discotecas e rádios do Brasil.

Com o Padre Marcelo, esta arte foi despertada no coração de outros sacerdotes: Padre Zeca (Deus é 10 – RJ), Padre José Eduardo, Padre Fábio, Padre Dalcides, Padre Léo, entre outros.

Muito me alegro também quando recebo informações sobre a vendagem dos “nossos CDs": Vida Reluz – Deus Imenso - mais de 100.000 cópias; Anjos de Resgate – Deus Está no Ar & Luz das Nações - mais de 200.000 cópias (juntos); Dunga – Restauração - mais de 175.000; Pe. Zezinho, scj - mais 3 milhões de cópias vendidas nos seus mais de 100 discos gravados; Padre Marcelo Rossi - cerca de 7 milhões de CDs vendidos... São provas concretas de que a evangelização pela música está realmente acontecendo!

Mas eu não consigo gostar de “música de igreja”, Rafael! Não mesmo? Você sabia que existe o ritmo que você gosta dentro de nossa música? Sim, nós temos rock (Rosa de Saron, Eterna, Apocalipse, Cristoatividade, Iahweh), dance (Heaven´s Dance, Projeto Rosário), pop (JEAN), pop rock / variado (Banda do Céu, Paz e Mel, Expresso HG), samba (Banda Êxodus, OraSamba), oracional (Ziza Fernandes, Walmir Alencar, Nicodemos Costa, Suely Façanha, Vida Reluz), louvor (Anjos de Resgate, Adriana, Paulão e Lu, Eliana Ribeiro, Padre Marcelo Rossi, Dunga, Ricardo Sá, Cleidimar Moreira), diversão (The Flanders), sertanejo (Momento Novo)... Quer mais? Nós temos! :-)

Até mesmo “São” João Paulo II acredita na força da música católica em diversos estilos. Em 1997, ele pediu perdão, através da carta “Conversão da Igreja ao Rock and Roll” por tanta discriminação que foi feita ao rock dentro da Igreja e por todo o atraso que isto causou na aproximação do jovem à Igreja. No mesmo ano, o Vaticano lançou seu CD de Rock no XXIII Congresso Eucarístico Mundial, em Bolonha, com a presença do Papa, onde ele ouviu grandes nomes do Rock mundial, como Bob Dylan e outros como Lucio Dalla, Gianni Morandi, incentivando-nos a continuar a evangelizar por todos os estilos.

Minha oração de hoje é pelo continuar do crescimento da evangelização através de nossa música! Interceda comigo!

 

Jesus abençoe!

Rafael de Angeli
rafael@canaldagraca.com.br
Canal da Graça - Araraquara-SP

  
  
 

Ver outros artigos de Rafael de Angeli

Voltar para ARTIGOS

Listar TODOS os artigos em ordem alfabética

  
  
  Envie esta página para um ou mais amigos!
  
  
 
Voltar...
  
 
  
 Copyright © 2001 - 2011 por Portal da Música Católica. Todos os direitos reservados.