Loja CDCristão.COM
Home
Notícias
Releases/Biografias
Links
Blogs
Orkut
Twitter
Lançamentos
Catálogo
Em Estúdio
Loja Virtual
Ranking
Prêmios
Aniversariantes
Promoções
Newsletter
Agenda/Eventos
Programa Acorde
Cristoteca
Rádio Beatitudes
Clipes
Cifras
Partituras
MP3
Entrevistas
Salmo On-Line
Luiz Carv. Responde
Carta do Papa
Direitos Autorais
Lista de Discussão
Artigos - Músicos
Testemunhos
Artistas
Gravadoras
Rádios Católicas
Divulgação
Fale Conosco!
Pedido de Orações


Olá, amigo(a), músico de Deus!

Todo o ano, após o carnaval, a CNBB inicia a Campanha da Fraternidade. Conheço muitos ministérios (incluo, neste momento, o ministério em que eu faço parte - Ministério de Música Canal da Graça) que ensaiam de última hora as músicas especiais, compostas exclusivamente para este momento da igreja, até mesmo no próprio feriado do carnaval.

Claro que não estou aqui para repreender o ensaio de nenhum ministério ou grupo de música. Hoje quero chamar a atenção da CNBB e dos responsáveis, direta ou indiretamente, pelas Campanhas da Fraternidade. Isso mesmo! Pensei muito em escrever um artigo sobre este assunto e resolvi tentar, sabendo que o mesmo chegará a muitos meios de comunicação em que eu tenho colunas (Portal CatolicaNet / Portal da Música Católica, Jornal Nosso Boletim e Portal Deus é Dez), ajudando nossa música católica, em especial as músicas anuais feitas para estas campanhas.

Quero começar dando um "toque" para os arranjos presentes nestas músicas. Hoje nossa igreja tem maravilhosos artistas católicos (Walmir Alencar, Adriana, Ziza Fernandes, JEAN, Ministério Anjos de Resgate, Cantores de Deus, DOM, entre muitos outros), que saem em missão pelo Brasil evangelizando. Estes cantores e bandas, por exemplo, têm condições de compor e executar arranjos profissionalíssimos nas músicas. Pense comigo: aqueles grupos de música que quase nem acesso têm a CDs e às culturas musicais de outros Estados têm condições de 'tirar' ou obter as cifras das músicas facilmente? Claro que não. Você que está lendo esta matéria não tem noção de quantos e-mails eu recebo todo começo de ano por causa das MÚSICAS DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE. São bandas, grupos, ministérios e cantores solicitando notas musicais mais simples, dizendo que as músicas são difíceis de serem tocadas e 'tiradas', que as músicas foram feitas para bandas profissionais, etc, etc, etc... Isso porque estas pessoas que se comunicaram comigo têm acesso à internet. Tentemos imaginar, então, as pessoas que fazem parte da música católica e nem acesso têm à internet, ou nem sabem como encontrar um site com este conteudo... Como fazem???

Outro ponto muito importante a levantar é sobre o folheto de missa. Na minha região (Araraquara-SP) usamos o folheto "DEUS CONOSCO" - Editora Santuário. Desde que a campanha 2002 se iniciou, a música de ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO vem sendo substituída por músicas de campanhas passadas (anos anteriores). Se outrora aprendemos as músicas e já fizeram parte de outras campanhas, existe a necessidade de se compor uma nova música de ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO, comercializar CDs, fazer as bandas aprenderem e não se usar???

Pode ser que este problema não tenha ocorrido em sua região ou em seu Estado, por não seguirem o mesmo folheto que nossa Diocese (São Carlos), mas aqui o problema foi geral e está causando muitos questionamentos entre os grupos de música da região.

Todos os temas das Campanhas da Fraternidade são ótimos, polêmicos, faz-nos refletir e questionar o porque de determinadas situações. Só estou mesmo questionando as músicas, compostas anualmente, para estas campanhas. Um ministério de música que ensaia no carnaval, fazendo esforços para tocar o mais perfeito possível, precisa se auto-questionar se deveria ou não ter "perdido tempo", quando chega nas celebrações e encontra músicas de outros anos nos folhetos?

Necessitamos de mais "sintonia" e "atenção" com nossa evangelização...

 

Jesus abençoe!

Rafael de Angeli
rafael@canaldagraca.com.br
Canal da Graça - Araraquara-SP
  
  
 

Ver outros artigos de Rafael de Angeli

Voltar para ARTIGOS

Listar TODOS os artigos em ordem alfabética

  
  
  Envie esta página para um ou mais amigos!
  
  
 
Voltar...
  
 
  
 Copyright © 2001 - 2011 por Portal da Música Católica. Todos os direitos reservados.