Loja CDCristão.COM
Home
Notícias
Releases/Biografias
Links
Blogs
Orkut
Twitter
Lançamentos
Catálogo
Em Estúdio
Loja Virtual
Ranking
Prêmios
Aniversariantes
Promoções
Newsletter
Agenda/Eventos
Programa Acorde
Cristoteca
Rádio Beatitudes
Clipes
Cifras
Partituras
MP3
Entrevistas
Salmo On-Line
Luiz Carv. Responde
Carta do Papa
Direitos Autorais
Lista de Discussão
Artigos - Músicos
Testemunhos
Artistas
Gravadoras
Rádios Católicas
Divulgação
Fale Conosco!
Pedido de Orações


Olá, amigo(a), músico de Deus.

Pai Nosso - Cantado ou Rezado? Hoje vamos partilhar sobre este tema, que ainda gera muita discussão e dúvidas em grupos e ministérios de música na hora da Santa Missa, a Eucaristia do Senhor.

Primeiramente é interessante entendermos o que vem a ser LITURGIA: "A liturgia, como exercício da função sacerdotal de Cristo, comporta um duplo movimento: de Deus aos homens, para operar a sua santificação, e dos homens a Deus, para que eles possam adorá-lo em espírito e verdade." (Instrução sobre formação litúrgica nos seminários, pag. 49).

O Pai Nosso cantado por toda a assembléia tem grande força e significado. É um dos grandes pontos da Missa, exprimindo de modo maravilhoso a comunhão entre os irmãos. Se não for cantado por todos, é preferível que seja recitado. Os instrumentos têm papel de sustentação, evitando distrair a atenção da oração.

Então podemos cantar ou não o Pai Nosso? Tendo o consentimento de seu sacerdote, SIM! Santo Agostinho já dizia que quem canta reza duas vezes... O importante é a comunidade ser orientada para que não haja dispersões, desde que seja um Pai Nosso que traga realmente a oração. Já ouvi alguns omitindo algumas partes, deixando a oração quase que completamente sem sentido.

Na paróquia em que eu participo, por exemplo, combinei com o padre que iríamos cantar o Pai Nosso e que também rezaríamos a oração, dando uma pausa para ela no meio da música. Há como ser mais litúrgico do que cantar e rezar? Até hoje tem dado certo...

Esse assunto realmente causa muitas dúvidas, principalmente para quem está há pouco tempo envolvido com o serviço na Igreja. É muito importante para nós, que servimos nos ministérios de música, fazermos a música contribuir, ajudando as pessoas a orarem na medida certa, sem distrair ninguém e estando de acordo com a liturgia do dia.

Pense nisso!

Jesus abençoe!

Rafael de Angeli
rafael@canaldagraca.com.br
Canal da Graça - Araraquara-SP
  
  
 

Ver outros artigos de Rafael de Angeli

Voltar para ARTIGOS

Listar TODOS os artigos em ordem alfabética

  
  
  Envie esta página para um ou mais amigos!
  
  
 
Voltar...
  
 
  
 Copyright © 2001 - 2011 por Portal da Música Católica. Todos os direitos reservados.