Loja CDCristão.COM
Home
Notícias
Releases/Biografias
Links
Blogs
Orkut
Twitter
Lançamentos
Catálogo
Em Estúdio
Loja Virtual
Ranking
Prêmios
Aniversariantes
Promoções
Newsletter
Agenda/Eventos
Programa Acorde
Cristoteca
Rádio Beatitudes
Clipes
Cifras
Partituras
MP3
Entrevistas
Salmo On-Line
Luiz Carv. Responde
Carta do Papa
Direitos Autorais
Lista de Discussão
Artigos - Músicos
Testemunhos
Artistas
Gravadoras
Rádios Católicas
Divulgação
Fale Conosco!
Pedido de Orações


Efrém, Vivaldi, Palestrina, Bach, Francisco, Davi e Cecília. Poderiam ser bons amigos de bairro. Mas são nomes de músicos que se inspiraram na fé para fazer música. A alguns deles a Igreja canonizou ou considera modelos de vida. Davi, Efrém e Cecília! Como eles, há milhares de leigos, sacerdotes, homens e mulheres que usaram de seu dom de compor, tocar guitarra, cravo, flauta ou harpa para louvar o Senhor ou para ensinar alguma verdade da vida ou da fé. Alguns escolhiam o louvor e outros a catequese. Outros, pura e simplesmente a melodia que eleva o espírito, como foi o caso das Quatro Estações do sacerdote veneziano Vivaldi. Impossível esquecer a força religiosa do Largho de Händel, ou de Jesus, Alegria dos Homens, ou ainda de algumas tocatas de Bach. Levavam ao êxtase, ensinavam a meditar e a orar. E, o que é mais importante: continuam, séculos depois, a levar pessoas ao diálogo com Deus.

Minha insistência com meus colegas compositores de agora, para que façamos mais letras sobre os mais diversos temas da catequese decorre dessa constatação. A música fica e ajuda a ensinar a fé a gerações futuras. Muita gente não lê e não ouve as pregações da Igreja, mas gosta de música. Se alguém ouvisse ao menos duzentas canções abordando duzentos temas da fé este alguém seria bem mais evangelizado do que alguém que só ouvisse sobre política ou sobre louvor. Santo Efrém, diácono do século III fez isso. Musicou os temas da catequese e, com um grupo de jovens, saiu cantando pelas igrejas. Ele sabia que o povo daquele tempo lia pouco e aprenderia mais se ouvisse canções que abordassem esses temas.

Tenho feito o mesmo. Há mais de 500 temas da Bíblia e do Catecismo nas minhas canções. E não são poucos os que dizem ter despertado para a fé e para o estudo da fé por ter ouvido alguma poesia ou alguma das minhas canções catequéticas. Sei também do que se motivaram a louvar o Senhor por alguma canção de louvor que ouviu, posto que o louvor também é doutrina e ensina o povo a buscar e falar com Deus. Nunca fui nem serei contra as canções de louvor. Eu trairia minha fé se negasse o valor fundamental do louvor. Mas nós, músicos, podemos ensinar mais do que apenas louvor. Há um catecismo inteiro esperando que nosso talento o transforme em música e arte.

A vida é complexa. Quanto mais informações sobre a vida e sobre a visão de mundo da nossa Igreja dermos, melhor para o nosso povo. Os músicos chamam e congregam. Não seria bom se chamássemos a atenção do povo para todos os ensinamentos da Igreja sobre a dor humana e sobre os problemas sociais do nosso tempo? Quanto bem faria uma canção sobre a Populorum Progressio, sobre a Mater et Magistra, sobre as exigências cristãs para a superação da fome!

Nós, músicos e compositores, chegamos ao povo através do nosso púlpito. Como os sacerdotes, se estudamos mais, ensinamos mais. Se não estudamos ficamos repetindo o mesmo sermão anos a fio. Cantores também. Mudemos a faixa e façamos mais canções catequéticas sobre outros temas da fé. Ajudaremos a Catequese Renovada, que, a continuar monotemática em suas músicas, acabará monotemática e pouco renovada. E vai ser culpa dos cantores e compositores, porque milhões cantam nossas canções. Quando só se dá louvor a uma comunidade, ela só vai cantar essa catequese. Os salmos sugerem muitas vezes que se cante ao Senhor um canto novo e diferente! Que não sejam apenas melodias novas. Que sejam temas novos.

Pensei alto e assino em baixo!

 

Pe. Zezinho, scj (pezscj@uol.com.br)
www.padrezezinhoscj.com - Taubaté-SP

  
  
 

Ver outros artigos de Pe. Zezinho, scj

Voltar para ARTIGOS

Listar TODOS os artigos em ordem alfabética

  
  
  Envie esta página para um ou mais amigos!
  
  
 
Voltar...
  
 
  
 Copyright © 2001 - 2011 por Portal da Música Católica. Todos os direitos reservados.