Loja CDCristão.COM
Home
Notícias
Releases/Biografias
Links
Blogs
Orkut
Twitter
Lançamentos
Catálogo
Em Estúdio
Loja Virtual
Ranking
Prêmios
Aniversariantes
Promoções
Newsletter
Agenda/Eventos
Programa Acorde
Cristoteca
Rádio Beatitudes
Clipes
Cifras
Partituras
MP3
Entrevistas
Salmo On-Line
Luiz Carv. Responde
Carta do Papa
Direitos Autorais
Lista de Discussão
Artigos - Músicos
Testemunhos
Artistas
Gravadoras
Rádios Católicas
Divulgação
Fale Conosco!
Pedido de Orações


PAUSA... Espere um momento...
Será que chegou a minha hora, ou melhor, a hora de Deus ?

A música católica teve um crescimento enorme nos últimos anos. São centenas de novos grupos e CDs novos surgindo no país.

Quando comecei a caminhada como ministra de música, no ano de 1993, eram pouquíssimos os CDs católicos gravados. O material para animação de encontros, missas e shows era escasso. Lembro-me que os cantores e grupos que se destacavam naquela época eram Pe. Zezinho, scj, Pe. Jonas e Comunidade Canção Nova, Agnus Dei, Cristoatividade, Comunidade Shalom e Mensagem Brasil, que naquela época se chamava Mensagem 2000. Tínhamos que recorrer muitas vezes a músicas evangélicas, para complementar o repertório de uma animação ou apresentação. Dentro deste cenário da música católica, era urgente a necessidade de novos grupos, cantores e compositores católicos. Mas como isso iria acontecer, sendo que os espaços nos meios de comunicações e nas gravadoras eram escassos, pequenos ou muito mal usados?

O Senhor, em sua sabedoria, foi tocando o coração de várias pessoas. Como tudo que Deus faz, Ele sonha, o povo reza, e a obra acontece. Deste tempo surgiram, entre tantas, várias iniciativas como a TV Canção Nova e o programa Louvemos o Senhor. Eram, juntamente com algumas poucas rádios, como a rádio Canção Nova, um dos espaços que os músicos tinham para divulgar seus trabalhos. Gravadoras como a CODIMUC foram surgindo e gravadoras tradicionais, como a Paulinas-Comep, começaram a abrir mais espaços para novos grupos e cantores que foram acrescentando à música católica novos ritmos e estilos. Daí pra cá, a quantidade só foi aumentando.

Com a introdução cada vez maior da informática no processo de gravação, surgiram os pequenos estúdios e a "facilidade" de gravar um CD. Gravações independentes e parcerias começaram a surgir e estes grupos só foram aumentando. Alguns surgiram e estão até hoje na caminhada, outros já desapareceram. Por que isso acontece? Não sou e nem tenho a capacidade para dar a receita do bolo, mas desejo partilhar com vocês um pouco da minha experiência. Hoje temos música católica de ótima qualidade, mas também muitos estão formando grupos e gravando CDs apenas por vaidade, moda ou empolgação. Faltam a eles o discernimento, a oração e a maturidade para enxergar o desafio do que é ser missionário através da música. É preciso ter a consciência de que quando uma música é tocada em uma rádio ou TV, muitas vidas estão sendo tocadas naquele momento. A nossa responsabilidade é tamanha. Precisamos rápida e continuamente formar ministros de música, que além de cantar e tocar, sejam bem formados. Antes de evangelizarmos os irmãos, é necessário que tenhamos sido bem formados. Parafraseando o Pe. Zezinho, devemos ser "iluminados e iluminadores".

Como podemos ter a pretensão de iluminar alguém com a luz de Cristo, sem antes experimentarmos o calor e o poder desta luz? Apesar de tudo, o Senhor usa de nossas fraquezas para atingir muitos corações. Somos vasos quebrados que o Senhor modela e refaz, de acordo com seus desígnios. Como um bom Oleiro, Ele amassa o barro e esculpe os seus filhos na proporção de Seu amor. Para a gravação de um CD, há várias questões que devem ser consideradas: a escolha de um repertório, qual gravadora, qual arranjador, quem chamarei para back-vocal, qual o estilo musical eu mais me identifico... Gravarei com músicos da igreja ou com um profissional de música secular? Devo fazer um trabalho acústico ou eletrônico? Com certeza um bom trabalho passa por todos estes detalhes e muito mais. Afinal de contas, é em nome de Deus que estamos cantando e tocando. Não podemos dar as sobras, mas sim, o melhor deverá ser feito para que muitos sejam alcançados pelo poder de Deus em nossas canções. Tenham a certeza de que há poder em nossas canções e que este poder não vem de nós, mas do Espirito Santo. Não tenhamos a soberba de achar que somos responsáveis por esta ou aquela conversão. Tenhamos, sim, a certeza de que não caí um fio de cabelo de sua cabeça sem que o Senhor permita. Isso é fundamental. É neste ponto que são definidos os que permanecem ou não na caminhada.

Não apresse o momento. Aguarde o momento de Deus em oração. No momento oportuno, o Senhor tocará o seu coração e aí sim é preciso apresar-se em atender o chamado. Deixar passar o momento é também um erro grave que muita gente comete. Orar e vigiar é o grande segredo. Quando estamos em oração e Deus fala, sentimos uma certeza enorme no coração e uma grande paz naquilo que realizamos.

Quando tomei a decisão de procurar uma gravadora e gravar meu primeiro CD solo, só fiz no momento que o Senhor me confirmou este desejo através de uma pessoa que eu não conhecia. Tudo isto depois de muita oração e escuta. Eu já havia tido uma experiência de gravação anterior com a banda Sacrossanctum. Mas isto não poderia, de maneira alguma, ser tomada como única referência na decisão de gravar um novo CD. Descobrir e seguir a vontade de Deus foi o grande desafio em minha missão. Perguntava constantemente ao Senhor qual seria a vontade Dele naquele momento. Estava até disposta a parar de cantar, apesar de ser apaixonada por cantar, se essa fosse a vontade Dele em mim. Graças a Deus fui confirmada nessa missão e procuro sempre estar atenta a todos os sinais que o Senhor me dá. Hoje, depois de 9 anos de caminhada e alguns trabalhos realizados, chego à conclusão de que, apesar das batalhas e dificuldades que o ministro de música passa, vale a pena servir ao Senhor.

Se o Senhor mostrou a você que este é o momento, não fuja, coloque os seus dons a serviço de Deus, da Igreja e dos irmãos.

Que o Senhor Jesus te cubra com suas bênçãos e diga:
VAMOS LÁ, AGORA É A BOA HORA... GRAVANDO!

FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA!

 

Com carinho,

  
  
 

Ver outros artigos de JEAN

Voltar para ARTIGOS

Listar TODOS os artigos em ordem alfabética

  
  
  Envie esta página para um ou mais amigos!
  
  
 
Voltar...
  
 
  
 Copyright © 2001 - 2011 por Portal da Música Católica. Todos os direitos reservados.