Loja CDCristão.COM
Home
Notícias
Releases/Biografias
Links
Blogs
Orkut
Twitter
Lançamentos
Catálogo
Em Estúdio
Loja Virtual
Ranking
Prêmios
Aniversariantes
Promoções
Newsletter
Agenda/Eventos
Programa Acorde
Cristoteca
Rádio Beatitudes
Clipes
Cifras
Partituras
MP3
Entrevistas
Salmo On-Line
Luiz Carv. Responde
Carta do Papa
Direitos Autorais
Lista de Discussão
Artigos - Músicos
Testemunhos
Artistas
Gravadoras
Rádios Católicas
Divulgação
Fale Conosco!
Pedido de Orações


A Paz de Cristo!

Continuando nossa matéria sobre a produção de um CD, vamos nos deter um pouco em algumas questões simples que precisam ser resolvidas antes que todo o processo comece. É muito importante que o nome do grupo, além de ter todas aquelas preocupações com identidade e carismas, seja registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial - http://www.inpi.gov.br).

É necessário sermos cuidadosos neste ponto pois muitos problemas futuros podem nascer daí. Jamais nos esqueçamos que existem muitos aspectos legais que não devem parecer "cuidados tolos", já que é o próprio Cristo que nos pede para sermos "simples como as pombas e prudentes como as serpentes". Outro aspecto é o registro das canções que vão ser gravadas. Consulte o site http://www.musica.ufrj.br/regaut.html, da Escola de Música da UFRJ para obter as informações precisas e copiar o formulário de registro de direito autoral. A canção pode estar ou não editada.

Gostaria de lembrar mais uma vez a importância da revisão doutrinal, que seria bom que constasse no encarte, e da revisão de português feita por um profissional da área. Também na parte gráfica é preciso contar com a ajuda de profissionais de arte gráfica pois "aquela foto do retiro que fizemos" pode não dar o resultado esperado quando o CD estiver pronto. Não há nada de errado em se chamar pessoas que sabem desempenhar uma determinada tarefa que não sabemos. Aliás, me parece prova de humildade e maturidade. É bom que seja um profissional que entenda a proposta e seria ótimo que fosse católico!

Por último, NÃO FAÇA NADA SEM O SUPORTE DE UM ADVOGADO E UM CONTADOR! Devemos saber todos os aspectos e implicações legais quanto a impostos, lucros, número de cópias vendidas, notas fiscais, etc. Por favor, não deixe este ponto de fora, ok?

Nunca se descuidem da oração! "O abismo clama pelo abismo!". Reunam-se sempre com periodicidade e constância para definirem todos os aspectos em oração!

Estarei rezando por vocês!

 

Deus abençoe a todos!

Augusto Cezar - DOM
tioguto@ig.com.br
Rio de Janeiro-RJ

  
  
 

Ver outros artigos de Augusto Cezar

Voltar para ARTIGOS

Listar TODOS os artigos em ordem alfabética

  
  
  Envie esta página para um ou mais amigos!
  
  
 
Voltar...
  
 
  
 Copyright © 2001 - 2011 por Portal da Música Católica. Todos os direitos reservados.